
RELATÓRIO DE
ATIVIDADES 2021
Acerca de

Educação

Ecoa Formação
Educação
Nome da iniciativa: Programa Ecoa Formação
Período de desenvolvimento: ao longo de 2021
Parcerias:
-
Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG)
-
Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA)
-
Secretaria Municipal de Educação de Juruti (PA)
-
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
Principais ações realizadas: Realizado desde 2014, o Programa Ecoa é a principal iniciativa do Instituto Alcoa para o fortalecimento da educação pública. Em 2021, o Ecoa Formação desenvolveu iniciativas pautadas em diagnóstico, análise e ação pedagógica para diminuir as desigualdades educacionais. Foram ações em Língua Portuguesa, Matemática e Avaliação, além da realização do 2º Ciclo de Debates com diversos especialistas em educação. Também foi criada uma plataforma interativa com dados e painéis dinâmicos com informações educacionais dos territórios.
Em destaque
527
pessoas participantes das formações em Língua Portuguesa, Matemática e Avaliação
28
escolas participantes
287
participantes do encontro sobre Avaliação em Tempo de Pandemia
Com a palavra
Olgarina Pinheiro Bruce é professora e técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Juruti (PA).
Marta Sueli de Andrade é chefe da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Poços de Caldas (MG).
Galeria de fotos
Saiba mais sobre o Ecoa Formação

Ecoa Gestão
Educação
Nome da iniciativa: Programa Ecoa Gestão
Período de desenvolvimento: ao longo de 2021
Parcerias:
-
Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG)
-
Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA)
-
Secretaria Municipal de Educação de Juruti (PA)
-
Interação Urbana
Principais ações realizadas: No Ecoa Gestão, as ações desenvolvidas junto às Secretarias Municipais de Educação se dividiram em duas frentes: a elaboração do planejamento estratégico das secretarias e ações e propostas para promover o fortalecimento da gestão de unidades escolares. Para isso, houve, nas três localidades, a implantação de um painel estratégico de gestão e de um sistema online de acompanhamento dos planejamentos, ambos com a finalidade de monitoramento. As equipes das secretarias passaram por diferentes momentos de formação ao longo do ano.
Em destaque
Planejamento estratégico secretarias de educação
55
áreas/setores das Secretarias Municipais de Educação com planejamento implantado
-
28 São Luís
-
14 Poços de Caldas
-
13 Juruti
381
ações e 663 subações acompanhadas
199
reuniões realizadas
-
89 São Luís
-
57 Poços de Caldas
-
39 Juruti
143
servidores envolvidos e participantes
Fortalecimento da gestão
511
ações acompanhadas – planejamento das escolas
259
gestores, diretores, coordenadores e equipe das Secretarias participantes
67
escolas unidades escolares com diagnóstico, formação em gestão e planejamentos implantados
-
22 São Luís
-
25 Poços de Caldas
-
20 Juruti
62
horas de formação para fortalecimento da gestão
45
encontros realizados
-
12 São Luís
-
21 Poços de Caldas
-
12 Juruti
Com a palavra
Thalita Aragão Marinho é coordenadora pedagógica da Unidade de Educação Básica (UEB) São Raimundo, localizada em São Luís (MA).
Maria Helena Braga é secretária municipal de Educação de Poços de Caldas (MG).
Galeria de fotos
Saiba mais sobre o Ecoa Gestão

Programa de Apoio a Projetos Locais
Geração de Trabalho e Renda | Educação
Nome da iniciativa: Programa de Apoio a Projetos Locais
Período de desenvolvimento: ao longo de 2021
Parcerias:
-
Instituto Alcoa
-
FICAS
Principais ações realizadas: O programa tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente, valorizando as especificidades territoriais. A partir de parcerias, o IA busca gerar impacto e promover as transformações necessárias para uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual. Realizado anualmente, o edital recebe inscrições de projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do poder público nas frentes prioritárias do IA: Educação (com foco no Ensino Fundamental) e Geração de Trabalho e Renda e Empreendedorismo.
Em destaque
Mais de
R$ 1,9 milhão
direcionados aos projetos
16
projetos apoiados
Mais de
60
organizações inscritas
Com a palavra
“O trabalho em rede fortalece muito a organização, principalmente de ativistas LGBTQIA+. Contribui nas parcerias e traz um grande retorno, a nós e ao público. Eu falo ‘nós LGBTs’ porque diante do cenário que vivemos no Brasil, as redes nos ajudam a permanecer resistentes diante da escassez de políticas públicas para as minorias do país.”
Jefferson Taylor
Coordenador do Circuito de Empreendedorismo da Diversidade (CEMDIV), de São Luís (MA)
“A nossa organização busca, por meio da sua articulação, equilibrar esses diferentes cenários. Interligar quem tem sobra de recursos, seja ele financeiro, material ou de tempo, e conectar com os indivíduos que estão precisando de algum tipo de apoio.”
Gustavo Bonafé
Presidente da Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), de Poços de Caldas (MG)
“A Secretaria de Educação possui um projeto aprovado com o Instituto, o Educação Digital para Todos, além de outras iniciativas que foram aprovadas nas escolas de Juruti. Precisamos de mais apoio, mais investimento desses programas fornecidos pelo Instituto Alcoa.”
Wilson Navarro
Secretário de Educação de Juruti (PA)
Conheça todos os projetos apoiados
Galeria de fotos
Saiba mais sobre o Programa de Apoio a Projetos Locais

Campanha Educador de Valor
Educação | Engajamento social
Nome da iniciativa: Campanha Educador de Valor
Período de desenvolvimento: agosto a outubro de 2021
Parcerias:
-
Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG)
-
Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA)
-
Secretaria Municipal de Educação de Juruti (PA)
-
Organizações locais apoiadas pelo Instituto Alcoa
-
Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias
-
Colaboradores Alcoa
-
Estúdio Cais
Principais ações realizadas: Considerando nossa longa atuação na área educacional, acreditamos na centralidade dos profissionais que diariamente entram em sala de aula e ensinam crianças e jovens Brasil afora. Por isso, a campanha tem como objetivo promover uma ampla mobilização em seus territórios de atuação para a valorização dos(as) educadores(as). Ao final de três etapas que contaram com análise do perfil individual dos indicados e voto público, conhecemos os nove educadores de valor de 2021, três de cada localidade onde atuamos.
Em destaque
1.234
participações na indicação de educadores(as)
9
educadores(as) escolhidos(as)
Cerca de
2 mil
selos Parceiros(as) da Educação enviados
285
profissionais indicados
Mais de
3 mil pessoas de 173 cidades
do Brasil votaram
Cerca de
2 mil kits
de materiais digitais sobre educação enviados
15
finalistas na primeira etapa
Mais de
1.800 nomes publicados
no site da campanha como Parceiros(as) da Educação
Conheça os(as) educadores(as) reconhecidos(as)

Eweny Cristina Moraes Figueiredo
(São Luís - MA)
“A campanha representou valorização profissional, respeito à classe de trabalhadores e reconhecimento de todo um processo de esforço intelectual, emocional e da prática para colocar em ação uma proposta pedagógica capaz de contribuir com a formação de outros profissionais da educação e com o desenvolvimento da educação pública.”

Jailson Antonio Ribeiro Viana
(São Luís - MA)
“Ter sido um dos educadores reconhecidos pela campanha foi importante pois me trouxe reflexões, além de representar uma conquista enorme na minha carreira. Pude perceber que ser educador é romper paradigmas sociais e ser premiado traz ainda mais potencialidade à minha profissão. O educador deve ter méritos em vários sentidos.”

Maria dos Santos Viana
(São Luís - MA)
“A Campanha Educador de Valor significou um marco na minha trajetória como profissional da educação. Foi gratificante ter o meu trabalho reconhecido em nível regional. Fiquei lisonjeada!”

Lídio Paz dos Santos
(Juruti - PA)
“Sabemos que trabalhar na educação, ainda mais ainda no meio rural e na escola pública não é uma tarefa fácil. Ser reconhecido como educador de valor por uma grande instituição como a Alcoa representa um prêmio muito importante e especial, um incentivo para que nós possamos continuar o nosso trabalho, sempre acreditando que podemos transformar a nossa realidade, a de nossos alunos e das comunidades onde atuamos como profissionais.”

Raimundo Damião Pantoja Soares
(Juruti - PA)
“No Brasil, a educação, e principalmente a nossa função de professor, não é tão valorizada como deveria. Mas quando nos deparamos com a grandeza do Instituto Alcoa buscando valorizar todo nosso empenho, trabalho e dedicação, é muito gratificante, porque sabemos que está tentando, de alguma forma, mudar a nossa realidade com a aceitação daquilo que estamos realizando em nossos territórios.”

Ivanete Bezerra Castro
(Juruti - PA)
“Decidi ser professora porque vi a necessidade de contribuir e ajudar a transformar a vida das pessoas, para que pudessem se sentir vivas e serem valorizadas e para que eu pudesse me sentir útil. Eu acredito que não só a escola, mas os gestores e toda a sociedade poderiam enxergar a magnitude do trabalho desenvolvido pelos educadores.”

Ana Maria Lobo de Carvalho
(Poços de Caldas - MG)
“Ser reconhecida foi um privilégio. Tenho a certeza, com isso, que estou trilhando um caminho significativo e que estou deixando um legado forte nessa minha caminhada. Tenho muito orgulho de ser educadora e, principalmente, por isso ser um ato de resistência.”

Patrícia de Oliveira Santos
(Poços de Caldas - MG)
“Ser reconhecida me fez refletir sobre as mãos e os passos que me guiaram para que eu pudesse chegar até aqui. Cada vez que eu me recordo da Campanha, sinto que o meu brilho nos olhos hoje é diferente por conta de cada mensagem de carinho e amor que recebi durante a ação e que guardei no coração.”

Valmíria Dias de Carvalho
(Poços de Caldas - MG)
“Não tenho nem palavras para explicar [ter sido reconhecida pela Campanha Educador de Valor]. Foi muito emocionante, afinal foi uma mobilização movida pelos meus ex-alunos de mais de 30 anos, e, entre eles, havia uma funcionária da Alcoa. Isso foi muito gratificante, saber o que representei na vida de cada um, ver o valor que tive na formação deles.”
Galeria de fotos